terça-feira, 21 de setembro de 2010

Perdão : Absolvição, remissão de dívida, culpa, ou pena.
Pedir perdão, pra mim, vai muito além do sentimento de culpa. Sentimentos de culpa todos temos. Não existe ser tão frio, que diante a uma situação de stress máximo não faça algo que tempos depois se lamente por ter feito, mas se lamente por culpa. Estou de dieta. Mas faço uma panela de brigadeiro e como tudo sozinha assistindo filme. Não muito tempo depois de devorar o brigadeiro como se fosse a última e melhor coisa do mundo, me sinto culpada. Estava a tanto tempo me controlando.. custava comer uma colher hoje, outra amanhã.. Sentir culpa, pra mim não deveria ser motivo de pedir desculpas. Na verdade, eu sou completamente contra pedir 'perdão' ao próximo. Se somos livres para ir e vir, também somos livres para ter nossa expressão. Nossos pensamentos. Fazer o que der na telha. Mas dizem por aí, que se todos pensassemos como eu viveriamos num caos. Talvez eles tenham razão. Se cada um fizesse o que quer sempre que desse na telha sem se importar com as pessoas que amam as coisas nunca dariam certo. Machucar alguém que amamos dói de mais.. ver o brilho no olhar ir se apagando, a distância se aproximando, a frieza.. Saber que as coisas estão desandando porque não soubemos mexer a massa direito. Solou. Não tem receita certa para fazerem as coisas certas, mas saber agir de maneira a não machucar o próximo é um dom( que eu pretendo adquirir, se for possível). Enfim. Quando partimos o coração de alguém que tem importância para nós porque agimos involuntáriamente, vem logo o sentimento de culpa. seguido pelo medo de não obtermos o perdão e do julgamento que teremos que enfrentar. A culpa sempre vem seguida do medo. Por isso que pra mim, o verdadeiro perdão tem que ser genuinamente perdão. A vontade de permancer junto tem que ser sempre maior do que a culpa de contar algo. Pedir perdão porque foi imposto, talvez por si mesmo, não é legal. O perdão é algo que flui. Nem sempre é necessário um pedido de desculpas para ser perdoado. E o perdão sincero só virá pra você depois que você se perdoar. =)

Nenhum comentário: