quinta-feira, 9 de abril de 2009

Aprendi em literatura que existem dois tipos de amor, o Ágape que é o dom sublime, e o amor Eros, amor entre humanos, que deseja algo em troca.
Pesquisas realizadas ao redor do mundo, demonstram que o homem tem a necessidade de se apaixonar, ele só se sente completo quando desenvolve suas habilidades de conquista e consegue laçar o ser amado, isso ocorre tanto com os homens quanto com as mulheres, se engam aqueles que pensam que as mulheres passam a vida buscando o par perfeito, já se foi essa época.
Tendo visto, que vivemos em um mundo onde o mais importante é a conquista, e não o desejo de eternizar o amor, como poderia um homem entender o amor sublime, o amor mais perfeito e puro do mundo ? Eu digo então uma coisa já obvia, não somos capazes de suportar tamanho amor, exceto se aprendermos de Cristo.
"Porque o ágape de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou.”
II Coríntios 5:14 e 15 .
Certa vez, em uma briga, ouvi o representante do ponto de vista oposto dizer que não adianta, na vida sempre vai haver alguém que nos deixará vunerável suficiente para nos machucar. Hoje analizando com mais calma, percebo que o que ele disse faz todo o sentido, não importa se é um amigo, um namorado, ou nosso pai, chega um momento na relação em que nos doamos tanto ao próximo que acabamos cobrando coisas que eles nem sabiam que estavam sendo cobrados, usamos o orgulho como desculpa para não correr atrás de um erro que pode ser nosso, e nos deixamos levar pela nossa certeza de que quem errou foi ele, e não eu. Indo mais profundamente nessa análise me deparei com uma questão : Quem devemos culpar pela falta de correspondimento do sentimento (qualquer que seja depositado) ? Aquele que não fez o suficiente para nos satisfazer ou a nós mesmos, que esperamos mas do que deviamos em pessoas que não esperavam tanta responsabilidade.
e pra quê a necessidade de culpar alguém, porque um tem sempre que estar errado ?
tá, eu viajei legal nesse texto, mas não era pra ficar legal, era simplesmente pra expor meus sentimentos, sou um livro aberto.. qualquer dúvida me perguntem.
[ acho que esse é o pior texto da minha vida ]